![decon-logomarca](https://acmp-ce.org.br/wp-content/uploads/2016/11/DECON-logomarca-300x199.jpg)
Para participar, é necessário ter acima de 16 anos e fornecer dados pessoais, de contato e profissionais na plataforma de Educação à Distância. O preenchimento dos dados é essencial para receber certificação do aluno junto à Universidade de Brasília (UnB). Caso o número de interessados exceda as vagas disponíveis, terão prioridade profissionais que atuam em Procons estaduais ou municipais, Ministério Público, Defensorias Públicas e entidades filiadas ao Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC).
As inscrições estão abertas até 8 de novembro e são mais de cinco mil vagas em todo o País. Para participar ou obter mais informações, acesse http://defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc. A divulgação do resultado das inscrições está prevista para ocorrer no dia 11 de novembro e o curso entre os dias 22 de novembro a 12 de setembro.
O objetivo do Programa de Educação Financeira para Consumidores é ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.
Este curso é o primeiro de uma série de três, que comporão uma trilha de aprendizagem, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.