FOTO: ASCOM / MPCE

Na manhã de hoje (27), a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), por meio do Núcleo de Segurança Institucional (Nusit) e com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou um ciclo de palestras sobre Segurança Institucional destinado a membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O evento é resultado de requerimentos da ACMP, protocolados em maio deste ano, solicitando mais ações sobre o tema.

Na oportunidade, também foram anunciadas as ações na área de segurança de dados. Com a colaboração do secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Pontes Forte, e do analista da Setin Caio Costa, o procurador-geral de Justiça comentou, entre outros, sobre o projeto de substituição do Sistema Arquimedes pelo Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP), a implantação do Office 365, a instalação de um data center. Além disso, também foram apresentadas informações sobre a criação de aplicativos, que também é um dos pleitos da ACMP registrados no mesmo requerimento que trata sobre a segurança dos membros.

Na primeira palestra, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Ricardo Almeida Porto expôs sobre “Cuidados que as autoridades devem adotar no trabalho e em seu deslocamento casa-trabalho-casa”, detalhando as práticas que podem ser adotadas para evitar quaisquer problemas relacionados à segurança pessoal.

O segundo tema “Armas de fogo: sua importância, tipo de arma ideal para uso dissimulado e medidas de segurança” foi explanado pelo tenente-coronel da PM Carlos Gadelha, que tratou sobre o aumento da criminalidade contra autoridades do Estado, a necessidade de mudança de comportamento e a possibilidade de ministrar curso para habilitar os promotores que queiram portar arma de fogo.

Por fim, o subtenente do Corpo de Bombeiros Haroldo Lima Filho falou sobre “Orientações de atendimento de emergência pré-hospitalar”, ensinando a abordagem correta a vítimas de afogamento ou engasgo, além de explicar como controlar hemorragias e como fazer ressuscitação cardiopulmonar e compressão cardíaca em adultos, crianças e bebês.