ACMP e PGJ traçam estratégias para permuta entre membros

Membros da diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) se reuniram na manhã da última segunda-feira (27) com o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios. A pauta do encontro foi o planejamento de estratégias acerca da permuta entre membros do Ministério Público. A ACMP motivou discussão sobre um processo eletrônico enviado ao gabinete do PGJ sugerindo que o assunto fosse levado para a apreciação do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. “A associação protocolou esse processo pedindo a máxima brevidade do procurador-geral quanto ao envio da temática para a apreciação do Órgão Especial. A ACMP, por sua vez, fará todo o trabalho de interlocução política a fim de explicar para os procuradores a importância dessa matéria para o Ministério Público. Além disso, continuaremos acompanhando os desdobramentos em Brasília”, comenta o presidente da associação, Lucas Azevedo.

Segunda-feira (27)

Ciclo de palestras sobre segurança institucional

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), por meio do Núcleo de Segurança Institucional (Nusit) e com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou um ciclo de palestras sobre Segurança Institucional destinado a membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O evento foi resultado de requerimentos da ACMP, protocolados em maio deste ano, solicitando mais ações sobre o tema. Na oportunidade, foram anunciadas as ações na área de segurança de dados. Também aconteceram palestras sobre armas de fogo; cuidados durante o trajeto casa-trabalho-casa; e orientações de primeiros socorros.

Quarta-feira (29)

Presidente da Anamatra é o novo coordenador da

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, assumiu a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), que representa cerca de 40 mil juízes e membros do Ministério Público em todo o Brasil. A ACMP participou do evento, representada pelo presidente Lucas Azevedo. Em sua primeira intervenção como coordenador da Frentas, Guilherme Feliciano comprometeu-se com uma coordenação firme, coerente e transparente. “O meu compromisso é o de tentar ser o mais dialógico e transparente possível. O mais importante é agirmos em uníssono. A Frentas só faz sentido nesse contexto. Há muito mais naquilo que nos une do que no que nos divide”, disse.

Quinta-feira (30)

Procurador de Justiça aposentado é homenageado pela ACMP

Nesta quinta-feira (30), o procurador de Justiça aposentado e ex-presidente da ACMP, José Gusmão, foi homenageado pela atual gestão da associação. O reconhecimento é pelo tempo dedicado à entidade, lutando sempre pelos interesses da classe e da sociedade. Gusmão esteve à frente da associação por dois mandatos: 1972-1974 e 1974-1976. Na época, o aposentado encontrou diversos desafios e trabalhou ativamente pela segurança dos associados do interior, que sofriam inúmeras perseguições. José Gusmão também deu seguimento à reformulação do estatuto da ACMP.