As associações são um valioso instrumento de representatividade, que auxiliam o seu público a ter maior expressão e superar desafios. Para além de defender interesses coletivos de seus associados, as entidades associativas, em muitos momentos contribuem também com a sociedade, que ganha quando as classes têm melhores condições de prestar um bom serviço público.

Este é o caso da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), entidade com 76 anos de atuação, que representa os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Nosso trabalho é pautado em lutas, no âmbito estadual e nacional, a fim de promover oportunidades de aperfeiçoamento do trabalho de promotores e procuradores de Justiça. Nós entendemos que um Ministério Público forte e atuante significa também uma sociedade protegida.

Exemplo disso foi a criação do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do MPCE, em 2016, uma demanda da ACMP marcada por uma luta que perdurou vinte e cinco anos. Após a aprovação deste fundo, os recursos estão sendo aplicados em estrutura física, equipamentos tecnológicos e treinamento de membros e funcionários. Além disso, têm feito a diferença neste contexto de ataques e violência que o Estado vivencia, dando apoio às equipes que atuam no combate à corrupção.

Outro ganho para a ACMP e, consequentemente, para a população do Ceará foi quando em 2017 tivemos a aprovação da Lei que criou 300 cargos de assessor para promotor de Justiça. Com essa decisão, os associados da capital e interior contam com uma estrutura de pessoal mais adequada, que dinamizam os trabalhos em defesa da sociedade.

Um dos assuntos também importante para nós e para a sociedade brasileira é a reforma da previdência, um tema que precisa de uma discussão mais aprofundada. A ACMP, junto com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), defende que a eventual nova proposta de reforma seja embasada com dados econômicos concretos, que demonstrem de fato a necessidade de uma reforma.

É neste sentido que a ACMP continuará trabalhando, defendendo a bandeira ministerial que, consequentemente, coincide com os anseios da sociedade.

Lucas Azevedo

Presidente da Associação Cearense do Ministério Público