A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entregou na última sexta-feira (18) cerca de 328 brinquedos ao Núcleo de Atendimento Especial à Mulher e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comeu) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Segundo André Clark,  coordenador do CAOCRIM – Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Ministério Público , a ideia da ação surgiu a partir de uma visita que fez à Pefoce e percebeu que o estoque de brinquedos para as vítimas – crianças que se submetem a exame de corpo de delito – estava com uma quantidade baixa. “É o nosso papel como promotores defender as vítimas e, de uma certa forma, essa é uma maneira de amenizar a dor e os traumas dessas crianças, finaliza o promotor.

A campanha “Espalhe Alegria Doe Brinquedos” foi organizada nos meses de setembro e outubro deste ano pela ACMP e foi um sucesso também entre os associados do Departamento de Apoio aos Aposentados Inativos e Pensionistas. É o que garante Diana Cavalcante, procuradora de justiça aposentada. Ela, que está à frente do departamento, conta que recebeu o apoio integral de todos os aposentados e que há um desejo por parte dos membros que a campanha possa estender-se por duas vezes ao ano.

Durante a entrega dos presentes, o presidente da ACMP, Aureliano Rebouças, foi recepcionado pela dra. Ana Leopoldina, supervisora do Namca, pela perita geral adjunta dra. Verbena Matos, e pelo coordenador dr. Francisco Hugo Leandro, e teve a oportunidade de reforçar o desejo que a campanha passe a ser uma ação permanente do calendário da entidade.

Para Ana Leopoldina, esse tipo de donativo é gratificante de receber. “Ficamos extremamente felizes com essa doação de brinquedos, que muito vai contribuir com o nosso atendimento à essas crianças que já chegam extremamente fragilizadas emocionalmente e psicologicamente, e tentamos humanizar esse atendimento com esses brinquedos”, finaliza a supervisora.

Em tempo

O Núcleo oferta assistência às vítimas de violência sexual e dispõe de espaço focado em proporcionar uma melhor acomodação para as crianças na hora da realização de exames de corpo de delito. Com uma brinquedoteca, montada com os brinquedos doados, o local procura amenizar o trauma vivenciado pelas vítimas. As doações podem ser feitas diretamente na Pefoce (Av. Presidente Castelo Branco, 901, bairro Moura Brasil). Informações: (85) 3101.5049.