Com mais de 400 inscritos, o IV Congresso Estadual do Ministério Público e o VIII Encontro do MP no Cariri, ambos realizações da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP-CE) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), ocorreram, entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato (CE). Entre os presentes, promotores e procuradores de justiça, juízes, defensores públicos, advogados, delegados, assessores jurídicos, estudantes e outros operadores do Direito.

A palestra de abertura, com o tema “Colaboração Premiada – Caminhos do Brasil” foi conduzida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro. A discussão apresentada por ele a um auditório lotado se alinhou à temática que norteou todo o evento: “Ministério Público e a Cidadania no Neoconstitucionalismo”.

Para o presidente da ACMP, a iniciativa mostra a importância da região do Cariri para o Ceará, além de responder ao hiato de quase dez anos sem encontros regionais. “Nossa presença na região do Cariri, dialogando com a área e com os municípios circunvizinhos, enaltece nossa compreensão de que o Ministério Público precisa ser fortalecido em todas as regiões do Estado e no Brasil. Ficamos muito felizes com a aderência de palestrantes tão significativos, assim como com a presença massiva do público nos três dias de programação”, afirmou.

Aureliano ressaltou, ainda, a importância da aproximação do Ministério Público com a sociedade, “a quem se destina nossa atuação e nosso compromisso inarredável de bem servir, sempre conduzidos pelos ditames constitucionais que norteiam o Estado Democrático de Direito. Essa busca por uma aproximação entre o MP e a sociedade deve ser perene, de modo a esclarecer a importância das nossas atribuições, garantias e prerrogativas, para que esta sociedade esteja ciente de que quando o MP é atacado, isso significa que a própria sociedade esta sendo atacada”.

Estiveram na programação André Costa, Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Cristiano Chaves, Promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (BA); Emerson C. Branco, Defensor Público (CE); Fernanda Marinela, Conselheira Federal da OAB e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Hugo Porto Neto, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); Igor Pinheiro, Promotor de Justiça do MPCE; Ivo Dantas, renomado jurista; Jose Silderlandio, Promotor de Justiça (CE); Luciano Nunes Maia, Conselheiro do CNM; Marcus Amorim, Promotor de Justiça (CE); e Nestor Távora, advogado e professor.

Duas campanhas de responsabilidade social foram realizadas durante os eventos. A primeira, com foco no meio ambiente, estimulava os participantes a fazerem o descarte correto dos itens de papelaria. E a segunda, a arrecadação de alimentos não perecíveis (já doados) a instituições que cuidam de idosos no Cariri.

O encerramento do IV Congresso Estadual do Ministério Público e VIII Encontro do MP no Cariri contou com uma palestra show do cantor e sanfoneiro Waldonys. Os eventos tiveram o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Sebrae e Banco do Nordeste.