O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado por seu Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participa do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, que acontece em Fortaleza (CE), dos dias 23 a 25 de março. O congresso tem como tema “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia” e é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
O evento é voltado para membros do Ministério Público brasileiro e acontecerá de forma presencial, seguindo todas as normas sanitárias estabelecidas. Esse é o primeiro evento nessa modalidade desde 2020.
A comitiva do MPAM no evento é formada pelos Promotores de Justiça Francilene Barroso da Silva, Reinaldo Alberto Nery de Lima, Lauro Tavares da Silva, Sheyla Andrade dos Santos, Christiane Dolzany Araújo, Jorge Alberto Veloso Pereira, Cleucy Maria de Souza, Cley Barbosa Martins, Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, Rodrigo Miranda Leão Júnior, Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada, Simone Braga Lunière da Costa, Nilda Silva de Sousa, Mara Nóbia Albuquerque da Cunha, Sheyla Dantas Frota, Karla Cristina da Silva Sousa e Rogério Marques Santos.
“O movimento de nos reunirmos, no formato congresso, significa o reforço de um alinhamento entre todos os Estados brasileiros. Fomentar projetos, compartilhar desafios e trazer conhecimento, revela uma Instituição forte e contemporânea”, externou o PGJ, com entusiasmo do encontro presencial.
Além de membros do MP de todos os estados, também estarão presentes o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, dentre outras autoridades.
O congresso terá palestras, painéis e discussões de teses científicas enviadas durante a etapa de inscrição, também contará com a participação de convidados do ramo da música como Waldonys, Xand, Raimundo Fagner, Bell Marques e Chambinho.
Homenagem ao PGJ pelo Conselho de Ouvidores
No primeiro dia do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, foi realizada a 58ª Reunião do Conselho Nacional de Ouvidores do MP (CNOMP), na qual o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do CNOMP, entregue pela Ouvidora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva.
“A homenagem é mais que merecida, por todo o apoio que o PGJ tem dado à Ouvidoria do MPAM. Em breve inauguraremos a sede de atendimento descentralizado da Ouvidoria no Aleixo (maior unidade descentralizada do MPAM), logo à frente, implementaremos a Ouvidoria da Mulher e Casos Sensíveis, com protocolo especial para atendimento de casos de violência e de saúde mental, e, ainda este ano, o projeto de Ouvidoria Itinerante nos municípios do interior do Estado. Muito obrigada, Doutor Alberto, por tornar possível todos os projetos da Ouvidoria do MPAM”, agradeceu a Ouvidora-Geral do MPAM, Jussara Pordeus.