No dia 3 de julho, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) destaca a promoção da igualdade racial e o combate a todas as formas de racismo.

A igualdade racial não é um pedido, mas um direito assegurado por lei e um princípio fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática. A ACMP promove a igualdade e combate o racismo em todas as suas formas.

Como instituição voltada à defesa da justiça, a ACMP entende que enfrentar o racismo é uma responsabilidade coletiva, especialmente das entidades que atuam na garantia dos direitos e garantias fundamentais. A transformação social depende da consciência, da atitude e da ação de cada um.

Para a presidente da ACMP, Ana Vládia Gadelha Mota, “a luta contra o racismo deve estar no centro das nossas ações enquanto defensores da justiça. É papel das instituições garantir que a igualdade racial seja efetivada na prática, assegurando direitos e promovendo o respeito à diversidade.”

A mudança começa com a conscientização individual e coletiva, seguida por ações concretas em prol de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.