Vice-presidente comenta em BH ação movida contra ele Em coletiva na noite desta quinta-feira, em Belo Horizonte, o vice-presidente do Brasil, José Alencar, comentou a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra ele, nesta semana. O político e a empresa, em que é acionista majoritário, Encopar, foram indiciados sob a acusação de fraude. Segundo o MPF, a firma manipulava ações da Fiação e Tecelagem São José.

Ainda de acordo com o ministério, em 1998 uma falsa valorização lesou investidores na bolsa. Segundo o vice-presidente, ele não tem com o que se preocupar e está tranqüilo em relação às acusações.

– Eu fui apenas denunciado, vamos dizer, injustamente por uma questão que virá à tona, porque é uma questão de mercado. Então, tem que haver especialistas para fazer todo o relato e tudo será feito com absoluta clareza e transparência. Eu não posso, de forma alguma, deixar de ser a favor das investigações – afirmou Alencar.

O relatório final da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) isentou a empresa e o vice das acusações.

Outras duas empresas citadas no processo foram multadas e recorrerem. Em junho deste ano, o processo foi arquivado pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. A denúncia foi encaminhada pelo MPF ao Supremo Tribunal Federal por discordar da decisão do conselho.