Ministros propõem troca da dívida por investimento em educação Os ministros da Educação do Brasil, Tarso Genro, e da Argentina, Daniel Filmus, defendem a troca de parte do pagamento da dívida externa dos países em desenvolvimento por investimentos em educação.

A proposta consta do documento Declaración de Brasília, assinado durante a 4ª Reunião do Grupo de Alto Nível sobre Educação para Todos, realizada esta semana em Brasília. Outro item da Declaración de Brasília indica que a educação não deve ser incluída nos acordos gerais de livre comércio.

O encontro do Grupo de Alto Nível sobre Educação para Todos, que teve por objetivo avaliar os compromissos dos governos no setor educacional, realizado no Hotel Nacional, contou com a participação de representantes de mais de 30 nações, entre ministros, chefes de Estado e representantes de organismos internacionais.

Koïchiro Matsuura, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), disse que os países desenvolvidos precisam aumentar a ajuda aos países em desenvolvimento, mas esses recursos têm de ser repassados e administrados com total transparência. Ele também defendeu a qualificação de profissionais como uma das condições para a eficiência dos investimentos na educação.

Num futuro próximo, segundo Matsuura, deve ocorrer um déficit de 123 milhões de professores no mundo. Em alguns países, segundo ele, há apenas um professor para 60 alunos, índice considerado baixo e, conseqüentemente, prejudicial à qualidade do ensino.