“Resgatando o Amanhã” busca ressocialização de crianças e jovens em Baturité A Promotoria da Infância e Juventude de Baturité assina ainda esta semana um Termo de Cooperação e Integração Social entre a Secretaria de Ação Social da cidade, o CREDE 8, o Juizado da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar do Município. O documento visa a efetivação do Projeto “Resgatando o Amanhã”, idealizado pela Promotora de Justiça Iertes Meyre Gondim, que tem entre outras finalidades a de implementar esforços para retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de risco que durante a noite permanecem desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Para tanto, o CREDE 8 disponibilizará um veículo durante os finais de semana, cujo o combustível, para realização das diligências pelos agentes do Juizado da Infância e Juventude, será fornecido pelo poder público municipal. Além disso, a Secretaria de Ação Social do Município já está realizando um levantamento do número de crianças e adolescentes em situação de risco. Após a identificação e cadastramento da clientela assistida a mesma será reconduzida ao lar.

O Projeto “Resgatando o Amanhã” prevê ainda serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. Além disso, haverá a identificação e localização dos pais ou responsável das crianças e adolescentes desaparecidos.

De acordo com a Promotora de Justiça o Projeto surgiu após ela receber inúmeras denúncias sobre crianças e adolescentes em situação de risco, muitos, inclusive, ingerindo bebidas alcoólicas e usando drogas. “Com a assinatura do Termo vamos reconduzir essas crianças e jovens ao seu antigo convívio familiar. Vamos poder avaliar a situação escolar e da família”, completa.