Waldomiro pede desculpas e diz estar envergonhado O ex-assessor do Palácio do Planalto Waldomiro Diniz afirmou hoje ao iniciar seu depoimento na CPI da Loterj (Loterias do Rio) da Assembléia Legislativa do Estado estar envergonhado e de alma quebrada. À tarde, ele prestará novo depoimento ao Ministério Público.

Sem citar nominalmente o ministro da Casa Civil, José Dirceu, nem o PT, o ex-assessor do Planalto pediu desculpas às pessoas com quem conviveu durante 23 anos pelo constrangimento causado.

Waldomiro disse que não viu a íntegra da fita na qual é flagrado cobrando propina do empresário do jogo Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, mas que ela foi premeditada para prejudicá-lo e o fez “refém de uma engenharia criminosa”. Afirmou que Cachoeira é inescrupuloso e só queria ganhar dinheiro.

Afirmou ainda que “cometeu um pecado ao tentar ajudar um amigo”, referindo-se ao seu ex-assessor na Loterj Armando Dilli –que depois passou a trabalhar para Cachoeira e morreu em 21 de dezembro de 2002.

Ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro foi exonerado do cargo após a divulgação de uma fita em que aparece negociando propina. A divulgação da fita foi o estopim para a maior crise do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O depoimento de Waldomiro aos deputados fluminenses estava inicialmente agendado para a última terça-feira (6), mas foi adiado a pedido da defesa. Segundo o advogado do assessor, Luís Guilherme Vieira, era preciso mais tempo para avaliar o depoimento prestado por Cachoeira na Assembléia Legislativa de Goiás para estabelecer a linha de defesa.

A CPI investiga supostas fraudes no período que Waldomiro presidiu a Loterj. Segundo Vieira, a convocação recebida pelo cliente não explicitava que ele prestaria depoimento como investigado, e não como testemunha –condição em que poderia ser preso se não respondesse às perguntas.