Preços do pescado serão fiscalizados pelo Decom Decom já anuncia para os próximos dias o início das blitze para averiguar os preços dos pescados destinados à Semana Santa. O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura irá fiscalizar a qualidade do produto. Produtores de tilápia colocarão no mercado no período mais de 500 toneladas de peixes

[17 Fevereiro 01h51min 2005]

Nos próximos dias, o Serviço Especial de Defesa Comunitária (Decom), em parceria com o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, estarão realizando as já tradicionais blitze para averiguar os preços e a qualidade dos pescados vendidos no mercado local tendo em vista a proximidade da Semana Santa.

O diretor de Informação e Planejamento do Decom, Antônio Carlos Azevedo, que participou ontem à noite de uma reunião na sede da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), diz que o consumidores devem ficar atentos e procurar o órgão caso encontrem preços abusivos e/ou produtos comercializados em condições inadequadas de higiene. ”O consumidor é o melhor fiscal porque sabe no bolso as dificuldades desse período para comprar pescado”.

O delegado federal do Ministério da Agricultura, Francisco das Chagas Silva, explica que os peixes que estiverem sem condições de consumo serão apreendidos e descartados. ”Iremos fiscalizar para que o produto atenda à satisfação do consumidor gerando confiabilidade e elevação do consumo de peixe per capita no período”.

Na reunião de ontem à noite na sede da Acesu, produtores de tilápia e supermercadistas também firmaram um acordo para aumentar a oferta do peixe durante a Semana Santa. Serão colocados à venda cerca de 500 toneladas, mais do que o dobro da quantidade ofertada no mesmo período em 2004.

O presidente da Acesu, Anibal Feijó, diz que o objetivo é aumentar a demanda da tilápia no mercado cearense. Atualmente, os peixes de água salgada lideram a lista dos mais vendidos no período. O consumo de tilápia é de cerca de 200 toneladas por mês. ”A tilápia que se produz hoje no Ceará é de extrema qualidade, fresca e é vendida quase pela metade do preço de outros peixes de água salgada”.

O presidente da Associação Cearense de Aqüicultores e diretor da Cooperativa de Produtores de Tilápia, Eudes Paulino, diz que com o aumento da oferta de tilápia no mercado, a expectativa é que os preços praticados na Semana Santa sejam os mesmos de hoje ou até menores. Segundo ele, o preço médio do quilo da tilápia no produtor é de R$ 3,70. ”Como estamos cortando os atravessadores e vendendo direto para os supermercadistas, os preços devem cair”.