Juiz prestou novo depoimento Desta vez, Pedro Percy foi ouvido por quatro corregedores da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará

[09 Março 20h37min 2005]

O juiz Pedro Percy Barbosa de Araújo, de 57 anos, prestou novo depoimento nesta quarta-feira. Desta vez, ele foi ouvido por quatro corregedores que integram a Comissão de Sindicância, da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará. O inquérito apura a responsabilidade funcional no assassinato do vigia José Renato Coelho Rodrigues, de 32. O depoimento durou cerca de quatro horas e foi tomado no quartel do comando do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, onde Araújo encontra-se preso preventivamente desde a semana passada. O advogado de defesa, Paulo Quezado, estava presente. “O procedimento tem caráter sigiloso”, limitou-se a comentar Quezado. O corregedor Suenon Bastos também disse que nada poderia revelar pois o caso segue em “segredo de Justiça”.

A sindicância administrativa acontece paralelamente ao inquérito que apura a responsabilidade criminal. Os advogados de Araújo têm um prazo de cinco dias para apresentar a defesa de seu cliente, que pode ser tanto através de depoimentos de testemunhas ou de provas. Com a defesa apresentada, os corregedores terão 30 dias para apresentarem um relatório final. Esse relatório será votado no Conselho da Magistratura por sete desembargadores e um representante do Ministério Público. Depois, seguirá para o Pleno do Tribunal de Justiça, onde será votado pelos 23 desembargadores.

Araújo poderá ser punido com uma simples advertência ou com uma suspensão ou perder o cargo de juiz. Se antes disso, ele for condenado criminalmente, será desligado automaticamente da magistratura e, além de ser preso, ficará sem o salário de R$ 13 mil mensais. Um dia depois de cometer o crime, Araújo entrou com um pedido de contagem de tempo de serviço. O advogado dele, Paulo Quezado, garante, no entanto, que não foi protocolado nenhum pedido de aposentadoria. Mesmo assim, os desembargadores consideram remota a possibilidade de o juiz vir a se aposentar antes de ser julgado.

Araújo matou José Renato com um tiro na cabeça. O crime aconteceu no dia 27 de fevereiro, às 22h20, no interior de um supermercado em Sobral, a 233 quilômetros de Fortaleza. O circuito interno de TV da loja registrou tudo: o juiz teria ficado irritado ao ser proibido pelo vigia de entrar no supermercado, já fechado.

Agência Estado