Estado vai anunciar pacote de concursos O secretário da Administração do Estado, Mauro Filho, anunciou, nesta quinta-feira, que, na próxima semana, mais precisamente na quinta-feira, convocará entrevista coletiva para anunciar um pacote diferente: seis concursos públicos. Ele não deu os detalhes, nem para quais órgãos viriam essas seleções, observando que ainda fecha os editais e o número das vagas a serem oferecidas. Garantiu ser essa prática a busca pela valorização do serviço público, dentro do que determina o governador Lúcio Alcântara.

Mauro Filho deu a informação antes de seguir para Cuiabá (MT), na manhã desta quinta, onde, na parte da tarde, participará de reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais da Administração. Ali, entre vários assunto prioritários, a luta contra artigo embutido na PEC paralela da Previdência Social, que garante isonomia salarial de delegado de Polícia, fazendários e advogados de Estado com desembargador.

Para o secretário, essa emenda é um “absurdo”, pois vai gerar aumento de despesas para Estados que vivem um constante controle de caixa. “Essa PEC paralela da Previdência levará, inclusive, representações do fórum de secretários de Administração e o conselho nacional de previdência para encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para discutir artigos da PEC paralela, não mais no aspecto político, mas ponto a ponto para reverter o quadro”. Ele reiterou que a aprovação dessa emenda pelo Senado acarretará, de imediato, em aumento de R$ 7 milhões na folha de pagamento.

O secretário informou também que, a partir de agosto próximo, virá outra novidade para a máquina estadual. Com apoio do Programa Nacional de Modernização de Gestão (Penage), do BID, o Ceará receberá R$ 30 milhões de primeira parcela, a custo zero para o Estado, com objetivo de avaliar resultado das ações administrativas. “Com o Penadi, vamos avaliar como funciona a hospital, como funciona a escola, delegacia. Vamos implantar em agosto o foco no resultado para perceber se a população aprova ou não os serviços”, disse.