Profissão: Direito Novo diferencial no mercado de trabalho O mercado de trabalho, para quem possui nível superior em Direito, está aquecido. Na área da advocacia, novas especializações como a Empresarial e do Consumidor aumentam as chances de ingressar no mercado

Marcos Cavalcante da Redação

O curso de Direito está em alta. Novos ramos de atuação surgem com o crescimento da economia e boa parcela dos concursos públicos exige noções mínimas em Direito. Na área, diversas faculdades foram criadas para atender à crescente demanda por esse curso que, além de preparar o estudante para a advocacia, gera novas oportunidades em vários setores da sociedade, como a área empresarial e a defesa dos direitos do consumidor.

De acordo com o professor da Universidade de Brasília (UnB) e membro da diretoria do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB (Cespe), Ricardo Carmona, como existem muitos concursos na área do Direito, é natural que as matérias relativas ao assunto sejam muito cobradas. O Cespe é responsável pela organização de concursos públicos em diversos estados brasileiros.

”Ocorre que o Direito também está relacionado à atuação de muitos profissionais, sem que eles necessariamente pertençam a essa área, como agentes da Polícia Federal e Oficial de Justiça”, explica Carmona. Nesses casos, são exigidas noções básicas sobre o assunto, relacionadas diretamente à profissão e muitas vezes, quem tem formação superior nessa área acaba levando vantagem. Já para cargos como procurador do Ministério Público, a formação em Direito é obrigatória.

O coordenador de concursos do Espaço Aberto, Marcos Carneiro, percebe a força que as matérias jurídicas têm nos concursos nas salas de aula. Ele avalia que a maioria de seus alunos é formada em Direito ou Contabilidade. ”Quem se prepara para concursos deve ter noções básicas em Direito”, orienta Carneiro.

O professor de direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fabriccio Steindorfer, também comprova a busca de estudantes de Direito por concursos nas salas de aula. ”Muitos de meus alunos buscam a formação em Direito para prestarem concursos futuramente”, avalia.

Com a crescente demanda por concursos e o surgimento de novas faculdades de Direito, a docência é outro mercado que se abre para quem se forma na área. Mas são exigidas experiência e/ou especializações como mestrado ou doutorado. A qualificação do professor é um dos instrumentos que o aluno pode observar para realizar um curso com bom nível, segundo explica Steindorfer. ”É preciso atentar também para a qualidade dos cursos oferecidos”, completa.

CURSOS

Dominando o Excel Para quem deseja se aprimorar nas funções e recursos do Excel, a Bolsa de Valores Regional está com um curso voltado para esse foco. Dentre as propostas, estão a apresentação de recursos para auditoria, consolidação de planilhas, criação e formatação de gráficos e gerenciamento de relatórios. Período: de 25 a 28 de abril. Valor: R$ 350. Mais informações pelo telefone (85) 3252-6466

Renda extra O Serviço Social da Indústria está com inscrições abertas para o curso de decoração de mesas em épocas sazonais. No conteúdo, informações sobre comunicação visual, aspectos de ambientação e ferramentas de persuasão do cliente. Início: 26 de abril. Valor: R$ 25. Informações pelo telefone (85) 3263-2026.

DICAS DE TRABALHO

Prazo máximo De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o contrato de experiência é considerado uma das modalidades de trabalho a prazo. Sua duração máxima não poderá exceder 90 dias, podendo ser prorrogada uma vez. Depois, o contrato começa a vigorar sem determinação de prazo.

Fonte Ministério do Trabalho

Sem interrupções Nas entrevistas, evite utilizar celulares ou pagers, pois convém que não se interrompa a situação. Use roupas discretas, nada de extravagâncias nas cores ou estilos. Durante o bate-papo, cuidado para não buscar ser íntimo do entrevistador. Pode parecer falta de respeito. E leve consigo trabalhos e informações que julgar importantes.

Fonte www.curriex.com.br