Nepotismo – QUEM NÃO FOR CAVALCANTE SERÁ CAVALGADO Coluna – Fábio Campos

[26 Abril 01h45min 2005]

QUEM NÃO FOR CAVALCANTE SERÁ CAVALGADO Continuam surgindo mais escabrosos casos de nepotismo. Aqui, já foram relatados o aparelhamento familiar das prefeituras de Icapuí, Banabuiú, Coreaú e Graça. Vamos a Ererê, a 308 Km de Fortaleza, na microrregião da Serra do Pereiro. A folha de pagamento do mês de janeiro parece uma reunião familiar. O prefeito chama-se José Romilton Cavalcante, que foi eleito pela coligação PRP/PSDB. Paciência, pois a lista é imensa. Maria das Dores Freire Cavalcante – Assessora Técnica da Secretaria do Desenvolvimento (esposa do prefeito); Tércio Freire Cavalcante – Secretario da Saúde (filho do prefeito); Antônio Fábio Rodrigues Cavalcante – Chefe de Gabinete (irmão do prefeito); Carlos Henrique Rodrigues Cavalcante – Secretario da Educação (irmão do Prefeito); Maria de Fátima Negreiros Cavalcante – Gerente de preservação e difusão cultural (irmã do prefeito); Antonia Oneide Cavalcante – Coordenadora pedagógica (irmã do prefeito); Maria Cristina Pessoa Magalhães – Coordenadora do PSF (nora do prefeito); Antonia Lúcia Rodrigues Cavalcante – Gerente de Assistência Farmacêutica (irmã do prefeito).

Mais parentada: Antonia Gecilda Rodrigues Cavalcante – Coordenadora de RH da Secretaria do Planejamento (irmã do prefeito); Cícero Neto Freire – Tesoureiro (cunhado do prefeito); Augusto Freire – Encarregado da Casa de Apoio aos Enfermos em Fortaleza (cunhado do prefeito); Antonio Negreiros – Gerente da Guarda Municipal (cunhado do prefeito); Andréia Maria Silva – Coordenadora de patrimônio da Secretaria do Planejamento (cunhada da esposa do prefeito); José Josimar Nery da Silva – Coordenador Financeiro da Secretaria da Educação (cunhado do prefeito); Valmir Soares Bandeira – Gerente de finanças da Secretaria da Educação (cunhado do prefeito); Cornélio Freire – Coordenador de Obras da Secretaria da Infra-Estrutura (sobrinho da esposa do prefeito); Antonio Girolando N. Freire – Coordenador da Vigilância Sanitária (sobrinho da esposa do prefeito); Ubiracy Rodrigues Freire – Coordenador da Secretaria da Agricultura (sobrinho da esposa do prefeito).

O prefeito José Romilton Cavalcante está respondendo a um processo sob acusação de compra de votos e abuso do poder econômico nas últimas eleições. Não é à toa que Ererê (palavra de origem tupi que significa marreca, ave comum na região) vem perdendo habitantes. Possuía apenas 6.302 no censo de 2000. O IBGE estima que hoje a população seja de apenas 6.233).