Milagres: Audiência pública ocorre sob tensão ”Ambiente extremamente tenso. Saimos preocupados com a vulnerabilidade das testemunhas”. A afirmação é do secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Mário Mamede, sobre a audiência pública realizada ontem em Milagres, Região do Cariri, para apurar denúncias de ameaças de morte e abuso sexual. ”Notamos claramente o receio das pessoas. É muito mais grave do que esperávamos”, descreveu. Segundo ele, foi preciso amparo da Polícia Federal e Rodoviária Federal.

A audiência foi solicitada pela deputada estadual Íris Tavares (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa (CDHC) após denúncias contra o ex-prefeito do município, Hellosman Sampaio de Lacerda. ”Esse ex-prefeito tem abusado do poder. Desde o início de 2004 há denúncias. É um caso violento contra a sociedade, não é uma questão familiar”, assegurou a deputada.

Segundo Mamede, as testemunhas relataram ainda a prática de pagamentos para retirada de queixas. Ele disse que iria comunicar o fato e pedir providências à procuradora Geral de Justiça, Iracema do Vale, e ao governador do Estado, Lúcio Alcântara. O 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Também participou dos depoimentos o membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Percílio de Souza. ”Armaram um tumulto para inviabilizar a audiência”, contou Íris Tavares. A secretária da CDHC, Fátima Carvalho, disse que a Prefeitura Municipal de Milagres decretou feriado na data com intuito de prejudicar a audiência. Da Câmara de Vereadores, onde deveria acontecer, o evento foi transferido para o clube Palacinho, conforme Fátima, por conta da iminência de conflito.

Segundo Fátima, dois dos depoentes foram os jovens que afirmam ter sido violentados sexualmente pelo ex-prefeito quando eram menores de 18 anos. Fátima afirmou que a comissão enviará um relatório para a PGJ.

O POVO tentou ouvir a prefeita de Milagres, Meire Francisco Lacerda de Medeiros (PMDB), mas os telefones disponíveis não eram atendidos. Hellosman Sampaio conversou com a reportagem do O POVO na noite de ontem. Negou as acusações e afirmou que se tratava de um caso de rivalidade política. Disse ainda que a população compareceu à audiência porque a deputada Íris Tavares divulgou e convidou para a reunião.

Hellosman informou que está respondendo a processo pelas acusações contra ele, estando afastado da vida política, exercendo apenas suas funções de médico. ”Foi devidamente apurado na época, já está tramitando processo normalmente, sem nenhum obstáculo porque não representou a verdade”, disse.