Grupo de extermínio: governador afasta mais quatro policiais no CE O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), reassumiu ontem o Governo, após viagem de uma semana para a Coréia do Sul e Japão, onde acompanhou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro ato do governador ao reassumir foi afastar por 20 dias os policiais militares capitão Henrique Bezerra, o subtenente Manoel Ferreira da Silva e os soldados Francisco Ronaldo Sales e Francisco das Chagas Silva. Eles são acusados, juntamente com o major Castro Moura, de comandarem o crime organizado no Ceará, com a constituição de um grupo de extermínio que teria matado 30 pessoas nos últimos três anos.

O Ministério Público Federal já pediu a prisão preventiva dos cinco PMs e de mais três pessoas: o empresário do ramo de segurança Augusto César Ferreira Matias; o gerente de farmácia Pague Menos Jocely Alencar Barreto; e o funcionário da Pague Menos Rosenilton da Silva. Todos são apontados em investigação feita pela Polícia Federal, que está no Tribunal de Justiça do Ceará para julgamento.

Telefonemas de outros três oficiais da Polícia Militar foram grampeados com autorização da Justiça e eles também podem ser afastados por Lúcio Alcântara, caso seja comprovada suas participações no esquema supostamente comandado por major Castro