Juiz arquiva cassação de Ilário Marques Ação contra o prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), foi considerada improcedente pelo juiz Fernando César Barbosa, da 6ª Zona Eleitoral de Quixadá. O petista é acusado de compra de votos na eleição de 2004 e estava sendo pedida a cassação do seu mandato. O advogado do PSDB, Nasareno Saraiva, já anunciou que em três dias recorrerá da decisão.

O processo corre em segredo de justiça desde dezembro de 2004 e por isso não foi divulgado o conteúdo da decisão judicial. Mas segundo a advogada do prefeito, Isabel Mota, a alegação do juiz eleitoral é de que as provas apresentadas pela acusação são insuficientes e que por isso a conclusão foi de que não houve conduta ilícita.

O advogado do PSDB critica a decisão, avaliando que não foi considerado o parecer do Ministério Público Eleitoral, afirmando que a fita onde uma eleitora grávida aparece ao lado do prefeito pedindo o enxoval prometido no período de campanha é a prova principal do suposto crime eleitoral. A fita foi periciada pela Polícia Federal, que comprovou não haver fraude. ”Não podemos deixar de recorrer de uma injustiça dessas. Foi desconsiderado o parecer da promotoria, a perícia da Polícia Federal validando a fita, as seis testemunhas e as demais provas”, afirmou Nasareno Saraiva.

Segundo Saraiva, em três dias o recurso estará pronto, devendo ser ingressado junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A filmagem citada foi feita com uma câmera escondida, armada por integrantes do PSDB do município. Segundo a advogada Isabel Mota, o juiz não negou a validade da fita, mas a filmagem não provava a acusação.