Autor de mortes condenado a 19 anos de reclusão Uma verdadeira multidão se aglomerou em torno do Fórum do Município de Caucaia – na Região Metropolitana de Fortaleza – ontem de manhã. Isso aconteceu em decorrência do julgamento de André de Sousa Viana, o ‘André Panelada’, acusado de assassinar a tiros de pistola o jovem Getúlio Ayres. Os debates entre acusação e defesa foram bastante acirrados, mas ao final prevaleceu a tese apresentada pelo representante do Ministério Público e André Viana foi condenado a 19 anos de reclusão, a serem cumpridos em regime, inicialmente, fechado.

O crime ocorreu no dia 12 de julho de 2002, no ‘Campo dos Cariocas’, na Jurema, em Caucaia. Além disto ‘André Panelada’ é integrante da quadrilha de ‘cartãozeiros’ chefiada por Luís Mário Alves Bezerra, e seria o ‘matador’ do grupo.

O julgamento começou por volta das 9h30min, no salão do Tribunal do Júri Desembargador José Maria de Melo, sendo presidido pelo juiz de Direito Francisco Bizerril Azevedo Queiroz. A acusação ficou a cargo do promotor de Justiça, Ricardo Rocha. André estava sendo assistido pelo defensor público Alfredo Homsi, nomeado pelo juiz para o caso, já que o advogado de defesa do réu não compareceu à primeira data em que o julgamento tinha sido marcado (dia 12 último).

FAIXAS – Do lado de fora, faixas com dizeres da Associação dos Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (Apavv) estavam posicionados na entrada do Fórum, pedindo a condenação de André, “para que se fizesse justiça”. Um forte esquema policial foi montado no local para garantir a segurança e evitar tumultos. Policiais militares – inclusive do Comando Tático Motorizado (Cotam) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) – foram colocados na parte externa e interna do prédio onde ocorria o julgamento.

Além do assassinato de Getúlio, André é acusado ainda de ter participado do seqüestro do gerente da Sisbel, no dia 1º de julho de 2002, quando foram roubados R$ 540 mil. ‘André Panelada’ também é suspeito de ser o autor da morte da jovem Maria Ranielly Cavalcante de Oliveira, em 16 de junho de 2002, no bairro do Bom Jardim, depois de a garota ter sido tirada de dentro do ‘Siqueira Clube’. Ele foi preso em dois de outubro de 2002, no Município de Novo Oriente.