Procuradores marcam eleição para dezembro O Colégio de Procuradores de Justiça marcou para o dia 2 de dezembro a eleição para escolha do sucessor de Iracema do Vale no cargo de procurador-geral de Justiça do Estado. A condução do processo sucessório é motivo de polêmica entre integrantes do Ministério Público (MP), que só decidirão na segunda-feira quem ocupará o posto interinamente, até que o novo procurador seja escolhido.

Iracema do Vale, que toma posse hoje como desembargadora do Tribunal de Justiça, defendeu, em reunião do Colégio na tarde de ontem, que o vice-procurador geral, Nicéforo Fernandes, coordene o pleito. Alguns procuradores, como Vera Correia Lima, discordaram da posição de Iracema, alegando que o cargo de vice se desfaz com a renúncia do procurador-geral. Com isso, não haveria razão para Nicéforo substituir Iracema. ”Esta é uma decisão do Colégio. O posto de vice-procurador se exaure com a saída dela”, disse Vera.

Iracema quis encerrar o encontro, determinando que Nicéforo ficasse interinamente em seu lugar, mas integrantes do MP protestaram e a discussão ficou para segunda-feira.

Vera Lima explicou que a Lei Orgânica do Ministério Público, que regulamenta as atribuições do Colégio, não prevê quem deve ficar à frente da Procuradoria durante um processo sucessório. Mas, historicamente, é o decano – procurador com mais tempo no cargo – quem comanda a transição. No caso, a procuradora Vera Lima.

Da eleição do dia 2, sairá uma lista tríplice. O governador Lúcio Alcântara tem 15 dias para indicar, entre os três nomes, o novo procurador-geral de Justiça. (Clóvis Holanda)