CGU apóia campanha contra a corrupção A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou as ações de apoio ao projeto O que você tem a ver com a corrupção?, de iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP. A CGU vai distribuir material de divulgação da campanha, inserir banners, links e matérias em sua página na internet e promover debates sobre o assunto em escolas, universidades, livrarias e etc.

Além disso, o título do projeto será o slogan do 2º Concurso Redações e Desenhos da CGU. O termo de cooperação para apoio ao projeto da CONAMP foi assinado em dezembro do ano passado.

Antes de apresentar as ações que serão realizadas pela CGU, Jorge Hage disse que todos estavam reunidos para uma aula prática de civilidade, referindo-se ao tema do projeto O que você tem a ver com a corrupção?.

A parceria da CGU com a CONAMP foi elogiada pelo ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, que destacou a importância de mobilizações como a pretendida no projeto. “Na história toda do país, nunca aconteceu uma articulação de forças para o combate à corrupção como agora. Saio daqui hoje encantado e perguntando a cada um O que você tem a ver com a corrupção?. Tudo! Todos têm responsabilidade”, disse o ex-ministro, que foi aplaudido de pé pelos presentes.

A importância das parcerias também foi destacada pelo presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo, que classificou a participação de toda a população como essencial para o combate à corrupção no país. Ele falou ainda sobre o caráter educativo do projeto, lembrando que a conscientização das crianças e adolescentes é fundamental para a construção de uma sociedad honesta, alerta e fiscalizadora da gestão pública. “Longe de desacreditar na desacreditar da Justiça, não podemos esperar que o processo (judicial) resolva o problema, seja a única arma contra a corrupção. (…) Nossa proposta é buscar educar gerações futuras, os jovens de hoje, e buscar punir de forma intransigente os atos corruptos. Não podemos permitir que o corrupto roube o que é mais caro a todos, o sonho”, destacou Cosenzo.

Também participaram do evento de hoje o coordenador geral do projeto, Affonso Ghizo Neto, o presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco, Vladimir Acioli, o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bandarra, o Procurador-Geral de Justiça do Pará, Geraldo de Mendonça Rocha, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Varejão, e o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Mauro Campbell.