Candidatos e coligações financiam campanha contra corrupção, após assinatura de termo de compromisso proposto pelo Ministério Público Eleitoral. Saiba mais Uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Trairi, litoral oeste do Estado, trouxe um elemento original à disputa eleitoral no município. Pela primeira vez, as coligações e candidatos que concorrem às eleições participam ativamente de uma campanha de combate à corrupção. A idéia foi colocada em prática pela promotora eleitoral Maria Deolinda Costa.

Segundo a promotora, os próprios candidatos e coligações estão financiando ações educativas no município. Entre as conquistas, está a inclusão dos dizeres “Diga Não à Corrupção Eleitoral” em materiais impressos de campanha dos candidatos, em muros de casas e fachadas de comitês eleitorais. Além disso, Deolinda Costa obteve sucesso ao propor a oito coligações majoritárias e proporcionais do município a assinatura de um termo de compromisso visando à confecção de 400 camisetas alusivas à campanha de moralização das eleições.

Nas camisetas, a serem distribuídas nesta sexta-feira (29), figura o slogan “Sou honesto. Meu voto não tem preço”. Além da entrega das camisetas, a promotoria eleitoral de Trairi realizará uma marcha e uma carreata, a partir das 14:30 horas da sexta, saindo da sede da promotoria do município. Os postulantes a vagas de vereador e prefeito deverão participar do ato.

“Os candidatos do município são precursores dessa iniciativa que, esperamos, seja adotada por outros candidatos em outras localidades”, registra a promotora. Além dos candidatos, comerciantes do município estão patrocinando ações.

A Mobilização pelo Combate à Corrupção nas Eleições 2008 de Trairi, da qual fazem parte os eventos mencionados, terá ainda apresentação de peça teatral, posse dos membros do comitê de combate à corrupção eleitoral, premiação de concurso de redação, entrega de certificados a apoiadores da campanha e apresentação musical.

Antes das eleições, a promotora já vinha divulgando campanhas de combate à corrupção, a exemplo da iniciativa “O que você tem a ver com a corrupção”, coordenada nacionalmente pela Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP) e pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais. A Associação Cearense do Ministério Público também apóia essa e outras iniciativas destinadas a banir a corrupção do Brasil.

Serviço
Mobilização pelo Combate à Corrupção nas Eleições 2008 de Trairi
A partir de 14h30min do dia 29 de agosto
Na sede da promotoria de Justiça de Trairi