Agora, é o prefeito de Ibaretama, Edson de Moraes, que poderá ir parar na cadeia por desvio de verbas públicas.

Menos de 24 horas após a prisão do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, de dois filhos dele e do ex-secretário de Comunicação de Senador Pompeu, radialista José Felismino de Sousa Neto, todos acusados de envolvimento em esquemas de fraudes em licitações, a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) solicitou à Justiça, a decretação da prisão preventiva e afastamento do cargo do prefeito de Ibaretama (a 134Km de Fortaleza), Francisco Edson de Moraes e assessores.

O pedido foi encaminhado às Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. De acordo com o coordenador do órgão do Ministério Público Estadual (MPE), procurador Benon Linhares Neto, o prefeito Edson Moraes e outras 20 pessoas da sua adminis tração ou ligadas a ela estariam envolvidas em um grande esquema de corrupção e fraudes em licitações neste Município do Sertão Central.

Acusados

Na relação das pessoas investigadas e que tiveram a prisão solicitada à Justiça, figuram, além do prefeito de Ibaretama, Raimundo Rodrigues Filho, Francisco Júnior de Queiroz da Silva, o tesoureiro Armando Gomes de Oliveira e o engenheiro fiscal Roberto Roque Pires.

Ainda de acordo com a nota oficial emitida pela Assessoria de Imprensa do MPE, as solicitações à Justiça do Estado tiveram como base as investigações levadas a efeito pelos promotores de Justiça auxiliares da Procap, Luiz Alcântara Costa Andrade e Eloilson Augusto da Silva Landim, com o apoio da Polícia Federal neste Estado durante a operação "Inselberg", desencadeada no início do mês com a prisão de vereadores e detenção de membros da Comissão de Licitação de Ibaretama, empresários e um ex-prefeito do Município de Reriutaba. Tão logo a denúncia de corrupçã o contra o prefeito de Ibaretama foi postada no portal eletrônico do Ministério Público do Estado do Ceará, as portas do prédio administrativo foram fechadas. Servidores e secretários desapareceram. Na cidade de Ibaretama, apesar da tranquilidade, o clima é de desconfiança. Ninguém sabe onde estão o prefeito e sua equipe.

Leia mais…