Os promotores de Justiça Léo Charles Henri Bossard II e Alcides Jorge Evangelista Ferreira tomam posse como procuradores de Justiça, nesta quinta-feira (19/07).

Os promotores de Justiça Léo Charles Henri Bossard II e Alcides Jorge Evangelista Ferreira tomam posse como procuradores de Justiça, nesta quinta-feira (19/07). A promoção de ambos se deu, respectivamente, por merecimento e por antiguidade. O evento acontecerá às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. A escolha dos novos procuradores de Justiça ocorreu no último dia 26, durante sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público. A partir da solenidade de posse e exercício no cargo, ambos passarão a compor o Colégio de Procuradores de Justiça, que possui 46 integrantes.

Léo Charles Bossard responde, atualmente, pela 3ª Promotoria de Justiça Cível e Alcides Jorge Evangelista Ferreira atua na 4ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri. Bossard é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, exerceu a advocacia empresarial, foi Defensor Dativo na 5ª Região da Justiça Federal, Procurador do Conselho Regional de Engenharia Civil, Arquitetura e Agronomia (CREA) e do Conselho Regional de Economia (CORECON).

No ano de 1993, Bossard obteve êxito nos concursos para Procurador do Município de Fortaleza e Promotor de Justiça do Estado do Ceará. Foi titular da 1ª Promotoria de Justiça dos Registros Públicos e da 3ª Promotoria de Justiça Cível, ambas da Comarca de Fortaleza; integrou o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público; foi Secretário Executivo das Promotorias de Justiça Cíveis e coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos, Fundações e Entidades de Interesse Social (CAOFURP).

Ele concluiu aperfeiçoamento em Ética e Filosofia do Direito e Especialização em Direitos Difusos e Coletivos. Ministrou aulas de Direito Civil e Direito Imobiliário. Autor do livro “As Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior: Uma Análise Conceitual e Histórica”, trabalho publicado pela Universidade Federal do Ceará. Léo Bossard é membro fundador e atual presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS).

Alcides Jorge Ferreira nasceu na cidade de Manaus (AM) e em 1982 graduou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, período no qual foi também secretário-geral do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua. Exerceu por breve período a atividade advocatícia, na capital e no interior. Ingressou, em 1984, nos quadros do Ministério Público, ao assumir a comarca de Ipaumirim, respondendo pelas comarcas de Lavras da Mangabeira e Aurora.

Depois, passou pelas Promotorias de Justiça das comarcas de Farias Brito, Araripe, Aurora, Várzea Alegre e Barro. Alcides Jorge foi promovido para a segunda Entrância, em março de 1988, atuando na comarca de Aurora, Icó, Orós, Ipaumirim, Barro, Milagres e Caririaçu. Em 1990, já na terceira Entrância, atuou junto às comarcas de Crateús, Novo Oriente, Independência, Monsenhor Tabosa, Santa Quitéria, Nova Russas, Ipueiras e Tamboril. Em fevereiro de 1994, foi promovido à Entrância Final, para a 5ª Promotoria do Júri da Capital, onde permaneceu até ser promovido à segunda Instância da Instituição.

Fonte: Ascom/PGJ-CE